Alunos de Herval do Curso Técnico em Agroecologia são beneficiados com programa de Inclusão digital do IFSUL

A Associação Comunitária Escola família Agrícola da Região Sul (AEFASUL), em parceria com o Centro de Referência em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL), conta com uma turma de 1º ano no Curso Técnico Integrado em Agroecologia.

São 27 jovens rurais, oriundos/as da agricultura familiar, assentamentos de reforma agrária e comunidades quilombolas, pertencentes aos municípios de Amaral Ferrador, Cristal, Canguçu, Eldorado do Sul, Herval e Hulha Negra. Diante do cenário do Covid-19 o IFSUL vem buscando suporte aos seus estudantes, como o auxílio conectividade e aquisição de equipamentos digitais, via Política Emergencial de Inclusão Digital – oficializada através da portaria 1.483 de 15 de setembro de 2020. Tal iniciativa visa garantir meios para que as/os estudantes tenham acesso a tecnologias digitais para a realização das Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP), cujas diretrizes foram aprovadas em agosto de 2020.

O edital previu acesso à conectividade e disponibilização de equipamentos, o qual garantiu auxílio financeiro para 23 estudantes comprarem seu computador, 19 estudantes instalarem internet em suas residências e 3 acessarem internet via chip.

Outra importante ação refere-se ao auxílio alimentação que garantiu, através de recurso próprio e proveniente do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e do Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), a distribuição de cestas básicas de alimentos aos estudantes entre junho e setembro do corrente ano. E, a partir do mês de outubro estes passaram a receber uma bolsa de auxílio-alimentação no valor de R$ 200,00, contemplando 23 estudantes do Centro.

Para garantir que os estudantes do Curso Técnico Integrado em Agroecologia acessassem a esses auxílios foi imprescindível a dedicação do corpo técnico do IFSUL, da AEFASUL e da rede de parceiros. Nessa rede de contatos e apoios, foi fundamental a ajuda de extensionistas da EMATER que prestam assistência técnica as/os estudantes e suas famílias. Robson Becker Loeck, do Escritório Municipal de Pelotas, Fernanda Zanchett e Jonas Radtke, do Escritório Municipal de Herval e Rosemere de Olanda, do Escritório Municipal de Canguçu, garantiram entregas e comunicação com estudantes dos municípios onde atuam.

De Herval, sete jovens que estão cursando o Técnico Integrado em Agroecologia foram beneficiados, moradores dos Assentamentos Terra do Sol, Nova Herval e Santa Alice, segundo a Extensionista Fernanda Zanchett. De acordo com a extensionista, é importante os jovens rurais terem acesso a uma formação voltada ao meio rural e Agroecológica. “O curso funciona de forma integrada, os estudantes possuem uma semana de estudos teóricos e na semana seguinte retornam para suas famílias, para desenvolverem atividades práticas referentes ao conhecimento teórico”, contou Fernanda.

Release: Associação Comunitária Escola Família Agrícola da Região Sul (AEFASUL) – Canguçu.

Informações locais: Fernanda Zanchett

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
x

Veja Também

Vulcão na África não deve causar tsunami no Brasil, diz especialista

A história que uma provável erupção nas ...

%d blogueiros gostam disto: