Brasil pode ter 4 mil mortes diárias por coronavírus no fim de abril, afirmam especialistas

O número de mortos pela Covid-19 no Brasil pode chegar a 4 mil por dia até o fim de abril. A previsão é da Rede Análise Covid, que reúne especialistas de diferentes áreas para interpretar os dados oficiais sobre a pandemia.

A análise coincide com a avaliação da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz). Em mais um boletim extraordinário, a instituição afirmou que o Brasil vive “o maior colapso sanitário e hospitalar da história”. A média de óbitos pela doença no País ultrapassou a marca de 2 mil nesta semana.

Pela primeira vez desde o início da pandemia, os números de novos casos e mortes pela Covid-19 crescem exponencialmente em todos os Estados. Esse é um indicador importante de que a doença está fora de controle, segundo o coordenador da Rede Análise Covid, o cientista de dados Isaac Scharstzhaup.

“Como a doença veio de fora, ela chegou de avião, inicialmente às principais capitais e começou a se espalhar de cidade em cidade, na metade do ano passado, muitas capitais estavam sofrendo, mas havia muitas cidades do interior em que não havia sequer um caso da doença. A distribuição dos casos era muito díspare”, explicou Scharstzhaup.

“Agora, desde a virada do ano, a tendência de aumento é geral. O que muda de um Estado para o outro é apenas a velocidade de transmissão”, concluiu.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
x

Veja Também

Ministério Público recorre de decisão que negou prisão de homem que matou cachorro em Rio Grande

O MP (Ministério Público) recorreu, no início ...

%d blogueiros gostam disto: