Candiota é o segundo município a formalizar parceria com o Incra/RS

Candiota é o segundo município a formalizar parceria com o Incra/RS pelo programa Titula Brasil. O Acordo de Cooperação Técnica foi publicado hoje (21/07) no Diário Oficial da União e tem validade por 60 meses, podendo ser prorrogado. O Titula Brasil foi criado para apoiar a titulação de assentamentos e de áreas públicas rurais da União e do Incra através da atuação de Núcleos Municipais de Regularização Fundiária (NMRFs).
O superintendente do Incra/RS, Gilmar Tietböhl, destaca que a iniciativa traz benefícios para duas ações importantes, que são a regularização fundiária de projetos de reforma agrária e de terras públicas. “A cooperação assinada com as prefeituras vai além das parcerias que já existem com o Incra porque amplia a atuação e o auxílio aos serviços da autarquia. A estrutura fundiária brasileira é que sai ganhando, por isso é preciso festejar os acordos celebrados pelo Titula Brasil”, complementa o gestor.
Em Candiota, existem 24 projetos de assentamento (federais, compartilhados e estaduais), onde vivem 658 famílias. O plano de trabalho acordado com o município prevê ações para regularização e titulação das 45 famílias do assentamento Fazenda São Francisco, criado pelo Incra em 1992, com área de 1,2 mil hectares.
O próximo passo é capacitar os técnicos da prefeitura, que vão poder acessar sistemas do Incra quando o NMRF estiver implantado.
Programa – No RS, além de Candiota, o município de Herval tem participação formalizada no Titula Brasil – os técnicos já concluíram ou estão finalizando a capacitação e formalizando o acesso aos sistemas para a implantação do NMRF.
Outros 12 municípios gaúchos também encaminharam formulário de adesão ao programa. Destes, em quatro a área técnica do Incra/RS verificou a inexistência de glebas públicas federais passíveis de regularização fundiária ou de assentamentos federais a serem titulados, tendo informado as prefeituras. As demais solicitações estão em análise.

Saiba como o município pode aderir e mais informações sobre o Titula Brasil no site do Incra:  https://www.gov.br/incra/pt-br/titulabrasil

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
x

Veja Também

Adolescentes de 12 a 17 anos serão vacinados contra o coronavírus, Herval começa nesta quinta dia 29

O Brasil irá vacinar adolescentes de 12 ...

%d blogueiros gostam disto: