Herval é contemplado na primeira etapa do Avançar na Agropecuária e Desenvolvimento Rural do RS

O Município de Herval foi contemplado no Programa Avançar na Agropecuária e Desenvolvimento Rural com a construção de açudes e de poço artesiano completo nas áreas rurais do município. A notícia foi entregue pelo coordenador regional da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Anibal Ribas.

O programa Avançar, do Governo do Estado, prevê o investimento nas áreas rurais dos municípios e nos pequenos agricultores, auxiliando no desenvolvimento das áreas. A Administração Municipal solicitou adesão a esse programa em dezembro de 2021, sendo reforçado o pedido em agendas cumpridas em Porto Alegre no início do ano e, agora, Herval está na lista dos municípios contemplados.

Com o programa, será objetivada a construção de até 10 açudes, com dimensão aproximada de 1.600 m³ cada, contribuindo para que os produtores possam irrigar as áreas de plantio, garantindo a produtividade durante o ano todo e diminuindo as perdas em períodos de estiagem. Além disso, também será realizada a perfuração de 01 poço artesiano completo – a previsão é que o poço será construído no Assentamento 18 de Maio, localidade distante cerca de 50 km da sede do município, e que abriga 76 famílias e cerca de 210 pessoas, que enfrentam diariamente os problemas oriundos da escassez de recursos hídricos.

Herval registra freqüentemente fenômenos climáticos adversos, como a estiagem, situação que levou a Administração Municipal decretar estado de emergência no inicio de janeiro. Esse cenário amplia consideravelmente os desafios e as demandas da zona rural, causando perdas na produção pecuária e nas lavouras. Segundo o Prefeito em exercício, Celso Silveira, com esses projetos, será possível amenizar esses cenários no futuro, porém não atende toda a demanda necessária. “Agradecemos a inclusão do município de Herval no programa, pois todos os projetos que auxiliam a nossa comunidade devem ser comemorados, no entanto, seguimos batalhando e trabalhando para que outros projetos cheguem ao município e possam aliviar a situação enfrentada”, relatou Celso.

A previsão é que o convênio seja junto à Secretária Estadual da pasta, Silvana Covatti, no próximo mês. Serão disponibilizadas 240h/máquina por município, sendo de responsabilidade e gerenciamento do município a construção e qualificação da distribuição, através de rede de água objetivando atendimento das respectivas famílias beneficiadas.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
x

Veja Também

Dois estabelecimentos, em Jaguarão, são interditados após fiscalização do Programa Segurança Alimentar do RS

Em operação de fiscalização do Programa Segurança ...

%d blogueiros gostam disto: