Homenagem do Legislativo ao Prédio da 1ª Câmara de Vereadores em Arroio Grande

Na manhã desta segunda-feira, 29 de março, a Mesa Diretora da Câmara Municipal – Legislatura 2021, na pessoa do presidente João Cesar Brandt Larrosa (PT), para marcar a data comemorativa aos 148 Anos de Emancipação Política de Arroio Grande, afixou na parede externa do Museu Municipal Visconde de Mauá uma placa comemorativa ao aniversário do município em nome de todos os Vereadores, além de uma homenagem de reconhecimento ao prédio histórico que serviu de sede para a 1ª Administração Municipal entre 1873 e 1885.

Em 24 de março de 1873, a Freguesia de Nossa Senhora da Graça do Arroio Grande, através da Lei Provincial n.º 843, é elevada à condição de Vila, tornando-se politicamente emancipada do Município de Jaguarão da qual era distrito. No dia 22 de dezembro do mesmo ano, no prédio localizado na esquina da Igreja Matriz (atual Museu Visconde de Mauá) ocorreu o Ato oficial de Instalação da nova Vila, ocasião em que foram empossados os primeiros Vereadores, tenho como presidente o Dr. Agostinho da Silva Campos, que além de legislador desempenhou também a função executivo (o que corresponde ao atual cargo de prefeito). Desde 2016, o prédio histórico abriga em seu interior um rico acervo documental e objetos que contam parte da história de Arroio Grande – desde os primórdios de sua ocupação territorial até a atualidade.

Participaram deste momento, além do presidente João Cesar, os vereadores Neto Pereira/PDT (vice-presidente da Mesa Diretora) e Lizandro Araújo/PSDB (1º Secretário), acompanhados da Secretária Municipal de Cultura Anelize Carriconde.

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa/MCVAG

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
x

Veja Também

Com avanço da Covid-19, internações em leitos clínicos aumentam 91,5% no RS

O crescimento dos casos confirmados para Covid-19 ...

%d blogueiros gostam disto: