Hospital de Piratini está preparado para receber pacientes com Covid-19

O Hospital de Caridade Nossa Senhora da Conceição, de Piratini, atendeu a normativa do Ministério da Saúde e reservou 15% dos leitos para pacientes com o novo coronavírus. Até o momento, o município registrou dois casos que são considerados curados.

Segundo o diretor Laerto Farias, são 17 leitos, sendo 14 para isolamento e três com respiradores, unidades que visam receber e estabilizar possíveis pessoas com a doença para, posteriormente, encaminhá-los às cidades de referência.

“Nossa referência é Pelotas e Rio Grande, portanto, caso necessite de internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), é para estes municípios que iremos encaminhar os pacientes, mas caso não haja leitos de UTI à disposição nas cidades referência, estamos preparados para mantê-los estabilizados em Piratini com os cuidados necessários”, assegurou Farias.

Para que tal suporte fosse possível, a direção da instituição fez um investimento em equipamentos para preparar parte leitos com respiradores que já possuía, e também promoveu o treinamento da equipe.

“Nosso pessoal foi treinado por um médico acostumado à rotina de UTI, e esse treinamento é atualizado constantemente para que estejamos prontos caso necessite, por exemplo, entubar um paciente acometido pelo coronavírus, o que até agora não foi necessário”, explica o diretor.

Para o secretário de Saúde, Diego Espíndola, a estrutura está compatível com a exigência do Ministério da Saúde. “Piratini tem uma das melhores estruturas de retaguarda do estado, assim, caso haja uma sobrecarga em Pelotas e Rio Grande, nós poderemos ficar com os pacientes internados no hospital. Além disso, a Prefeitura encaminhou R$ 126 mil para a entidade para que esta pudesse se equipar e comprar, inclusive, 120 testes para o novo coronavírus, isso sem alterar os valores mensalmente repassados para a entidade”, destaca Espíndola.

Fonte/Foto: Nael Rosa/JTR

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
x

Veja Também

Dois estabelecimentos, em Jaguarão, são interditados após fiscalização do Programa Segurança Alimentar do RS

Em operação de fiscalização do Programa Segurança ...

%d blogueiros gostam disto: