Industrial gaúcho começa confiante o segundo semestre

O Índice de Confiança do Empresário Industrial, divulgado nessa segunda-feira (19) pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), revela que o segundo semestre começa com perspectiva otimista para o setor. Na quarta alta consecutiva, o ICEI-RS atingiu 64,1 pontos em julho, 1,6 acima de junho. Desde abril, cresceu dez pontos, atingindo o maior patamar do ano, bem acima de sua média histórica, de 53,9. “Essa confiança elevada reflete a continuidade da reabertura econômica e a maior mobilidade decorrentes da redução nos casos de Covid e do avanço da imunização no país, mesmo que as dificuldades decorrentes da escassez e a elevação nos preços de insumos e matérias-primas permaneçam”, afirma o presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry. A manutenção desse cenário, juntamente com a tendência de melhora na cadeia de suprimentos, é um sinal positivo para a atividade no segundo semestre, reforça Petry.

A confiança é composta pelos índices de condições atuais e de expectativas em relação à economia brasileira e às próprias empresas. Variam de zero a cem e os 50 pontos marcam o limite entre as avaliações positivas e negativas. O Índice de Condições Atuais avançou 0,2 ponto em relação a junho, chegando a 58,1 em julho. A percepção positiva sobre a economia brasileira, com índice de 56,9 pontos, predomina no setor: 45,1% dos empresários notam melhora, quase três vezes mais do que os que percebem piora, 16,4%. Também é preponderante a avaliação de uma evolução nas condições das empresas, com o índice em 58,7 pontos, praticamente o mesmo do mês anterior.

O Índice de Expectativas para os próximos seis meses subiu 2,3 pontos, para 67,1 em julho, revelando um otimismo elevado e disseminado entre os empresários gaúchos. Nesse item, 58,5% e 68,7% estão, respectivamente, otimistas com o futuro da economia brasileira e de suas empresas. Por conta disso, o Índice de Expectativas da Economia Brasileira atingiu 63,8 pontos em julho (foi de 61,5 em junho) e o de Expectativas das Empresas, 68,8 pontos (66,4 no mês passado).

O levantamento foi realizado com 197 empresas sendo 36 pequenas, 64 médias e 97 grandes, entre 1º e 13 de julho. Mais informações e os resultados completos em https://www.fiergs.org.br/numeros-da-industria/indice-de-confianca-do-empresario-industrial.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
x

Veja Também

Adolescentes de 12 a 17 anos serão vacinados contra o coronavírus, Herval começa nesta quinta dia 29

O Brasil irá vacinar adolescentes de 12 ...

%d blogueiros gostam disto: