Início do inverno será marcado por chuva e temperaturas amenas

O frio já chegou, mas a estação responsável começa apenas no próximo sábado (20) e será com temperaturas amenas e bastante chuva. O boletim semanal elaborado pela Faculdade de Meteorologia e pelo Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (CPPMet) da Universidade Federal de Pelotas, aponta que a estação será com precipitações dentro da média para o Rio Grande do Sul, ou seja, com valores entre 120 e 150 milímetros mensais dependendo da estação meteorológica. As temperaturas mínimas tendem a ficar ligeiramente abaixo da média devido ao número de dias secos e frios. Já as máximas, devem ficar dentro da média.

Até lá, frio intenso dará lugar a temperaturas amenas devido à mudança na direção do vento para Nordeste e Norte. A partir desta terça-feira em diante, as temperaturas mínimas ficarão entre 11ºC e 14ºC em todo o Estado e as máximas em torno de 20º a 22ºC na Zona Sul. O tempo seguirá estável até quinta, quando uma frente fria provoca chuvas de intensidade modelara, devendo chegar a um acumulado entre 20 e 50 mm. Essa frente fria deve ficar sobre o Estado até o fim de semana, com chuvas esparsas de fraca intensidade.

Previsão climática para o trimestre

As chuvas de junho na Zona Sul estão acima da médica. O volume acumulado da última sexta-feira foi superior à média de junho em diversas cidades da Metade Sul. Na estação meteorológica do INMET, no Capão do Leão, o volume acumulado foi de 149 milímetro acima da média, que é de 119. Outros registros de junho foram: 119mm em Rio Grande 126mm em Bagé, 93mm em Porto Alegre e 144mm em Santana do Livramento.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
x

Veja Também

Com avanço da Covid-19, internações em leitos clínicos aumentam 91,5% no RS

O crescimento dos casos confirmados para Covid-19 ...

%d blogueiros gostam disto: