Neste sábado (01º) Jaguarão registrou 3 novos casos positivos de coronavírus chegando a um total de 40 casos da doença. De acordo com a Vigilância todos os três novos casos deste sábado tiveram contato com outros casos positivos no município. Entre eles, está um paciente do sexo masculino na faixa etária dos 50 anos, assintomático, que realizou teste particular e duas pacientes do sexo feminino, sendo uma na faixa etária dos 20 anos e outra na faixa dos 30 anos, ambas sintomáticas.
Segundo as informações oficiais 20 pacientes estão ativos e 19 são considerados recuperados. 5 análises aguardam resultado do Lacen e 89 pessoas estão na lista de monitoramento, sendo que parte delas já estão com testes rápidos agendados para os próximos dias.
19 casos ativos estão em isolamento domiciliar e 1 paciente de 72 anos segue internado na UTI da Beneficência Portuguesa, em Pelotas.
No dia 30 de julho o Município registrou o 1º óbito em decorrência da doença.

De acordo com o Mapa Preliminar do Distanciamento Controlado no Estado a região sul foi classificada como bandeira vermelha, devido ao alto risco de contágio. A velocidade no avanço de contaminações, do crescimento de internações e de ocupação de UTI’S e principalmente de registro de óbitos acende, mais uma vez o sinal de alerta na zona sul. Em Pelotas, a prefeita Paula Mascarenhas que havia recorrido para a bandeira laranja na 12ª rodada do monitoramento do Estado, já afirmou que desta vez não irá recorrer.
Jaguarão também recebeu a classificação de bandeira vermelha, porém conforme apuramos com a assessoria de imprensa do Município, o prefeito Fávio Telis irá recorrer da decisão para que a cidade permaneça na bandeira laranja, evitando um controle mais rígido nas medidas de segurança, que implicaria também no fechamento de diversas atividades comerciais não consideradas essenciais, conforme as determinações do protocolo do Estado.
A decisão oficial sobre o novo Mapa que terá vigência de 4 a 10 de agosto será anunciada pelo Governador Eduardo Leite na segunda-feira (3).
Texto: Fernanda Cassel / Variedades do Ruba