Jaguarão recebe a exposição Fio da Meada nesta quinta dia 07

A exposição “Fio da Meada: Patrimônio Cultural no Território da Lã do RS”, que marcou a inauguração do Centro de Referência em Artesanato Lãs do RS em Bagé, chega a Jaguarão, no dia 07 de outubro. Além disso, serão oferecidas oficinas com artesãs premiadas que mostrarão o panorama da cultura da lã na região, esta, conhecida pela preservação da técnica do crochê jacquard, patrimônio cultural de Jaguarão.

A iniciativa faz parte do projeto Lãs do RS, que busca visibilizar, preservar e salvaguardar os saberes e fazeres da lã de ovelha como fonte de conhecimento tradicional e de referência cultural do patrimônio imaterial do Rio Grande do Sul. A exposição e oficinas do FIo da Meada são realizadas pela Pangea Cultural, parceria da Emater/RS- Ascar e apoio institucional das prefeituras municipais de Bagé, Jaguarão e São Gabriel, financiado com recursos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio do Pró-Cultura RS FAC – Fundo de Apoio à Cultura. A exposição será inaugurada no Teatro Esperança (Avenida 27 de janeiro,533) às 14 horas.

Serão quatro oficinas oferecidas a partir do dia 7 (quinta-feira). A museóloga e gestora cultural da Pangea, Letícia de Cássia, ministra a oficina Fio da Meada: pelas mãos, o patrimônio do saber-fazer da lã no RS, a partir das 16h, Teatro Esperança. No dia 8 (sexta-feira), acontecem outras três oficinas com artesãs da região. Às 10h, Vera Regina Ferreira, Eva Dutra e Elci Ferreira Caldas, farão oficina de Fiação em roca e fuso, às 14h,Nilza Oliveira, Ziza Barcellos, Maria Isabel Oliveira e Debora Lima ministram CrochêJaquard, e às 16h, Marisa Silveira, Marília Ribeiro e Joana Oliveira, ensinam Feltragem molhada para iniciantes. As oficinas são gratuitas e tem vagas limitadas.

As inscriçõespodem ser feitas pelo whatsapp da Emater/RS – Ascar nos telefones: 53 999 475783 e 5332611433. O termo “Fio da Meada” remete a memória dos saberes e fazeres do artesanato em lã natural, matéria-prima vital para o trabalho, principalmente de muitas mulheres artesãs do Estado. Desse modo, a intenção da exposição é homenagear artesãs e seu artesanato emlã e aproximar o público do amor pela lã, por meio de quem detém seus conhecimentos e respeita esta matéria-prima generosa com seus usos e costumes.

A ação tem como parceiros institucionais a Emater/RS – Ascar, Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social – FGTAS, RS Criativo, Associação Pampa Gaúcho de Turismo – APATUR, Museu Antropológico do Rio Grande do Sul – MARS, Associação Brasileira deCriadores de Ovinos – Arco, Federação das Cooperativas de Lã do Brasil – Fecolã, Associação Brasileira de Criadores de Ovinos Naturalmente Coloridos – ABCONC, Associação para o Desenvolvimento Sustentável do Alto Camaquã – ADAC, Associação para Grandeza e União de Palmas – AGRUPA, Associação em Defesa da Ecologia Ampla e da Arte – Ecoarte, Associação Pampa Gaúcho de Turismo – APATUR, Gestio Consultoria, Paramount Têxteis, Cooperativa de Lã Tejupá, Cooperativa de Lãs Mauá, Prefeitura Municipal de Bagé, Prefeitura Municipal de Jaguarão e Prefeitura Municipal de São Gabriel.

VAGAS LIMITADAS – Inscrições gratuitas pelo whatsapp da Emater/RS – Ascar Jaguarão/RS nos telefones: 53 999 475783 e 53 32611433. Conforme demanda poderão ser oferecidas novas oficinas nas próximas semanas.

Redes Sociais
www.facebook.com/lasdors
www.instagram.com/lasdors
https://www.youtube.com/c/lasdors
Assessoria de Imprensa Conex Comunicação
comunicacaoconex@gmail.com | 51 99954.7694

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
x

Veja Também

Dois estabelecimentos, em Jaguarão, são interditados após fiscalização do Programa Segurança Alimentar do RS

Em operação de fiscalização do Programa Segurança ...

%d blogueiros gostam disto: