Massa de ar frio polar traz frio intenso e geada ao RS

O Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (CPMET) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) está elaborando boletins especiais de previsão meteorológica em função da pandemia do Coronavírus. O material desta semana aponta a chegada, na quinta-feira, de uma massa de ar frio polar que traz frio intenso e geada ao RS e neve na Serra.

De acordo com o boletim lançado nesta terça (18), os modelos de previsão indicam formação de neve nas serras Gaúcha e Catarinense e interior do PR entre a noite de quinta e sexta-feira. O próximo final de semana será de frio intenso e temperaturas negativas em diversas cidades da região Sul do Brasil. Também está prevista geada generalizada para todo o RS.

Até quinta-feira a semana segue com noites frias e tardes agradáveis na metade sul e capital do RS. No norte as chuvas ocorrem na terça e madrugada de quarta-feira. No litoral e capital podem ocorrer chuvas intermitentes na quarta-feira devido a aproximação de uma baixa pressão no oceano Atlântico, que impulsiona o fluxo de umidade do mar para o continente. A metade sul do estado segue sem chuva significativa.

Na quinta-feira uma massa de ar frio polar invade a região sul-brasileira reduzindo a temperatura a valores extremos entre sexta-feira e sábado. Na zona sul os termômetros vão marcar próximo a zero grau na manhã de sexta e sábado.

Na capital a mínima estará próximo de 5˚C ao amanhecer. À tarde as máximas não ultrapassarão 15˚C nas áreas de capital e noroeste. Em Bagé a mínima será de -2˚C e máxima de 10˚C na sexta e no sábado. Em Cerro Largo, noroeste gaúcho, a mínima poderá ser de zero grau e máxima de 11˚C.

BOLETIM Meteorológico indica neve na Serra e em outras regiões do RS

BOLETIM Meteorológico indica neve na Serra e em outras regiões do RS

Nas serras Gaúcha e Catarinense e interior do PR há previsão de neve entre a noite de quinta-feira e sexta com possibilidade de ocorrência em várias cidades da região sul do Brasil.

Devido à entrada do ar frio e seco há previsão de geada generalizada nas madrugadas e manhãs de sexta e sábado do RS.

PREVISÕES E ANÁLISES

O boletim tem, além da previsão para a semana, a tendência para o final de agosto, a previsão climática para o trimestre agosto-setembro-outubro, Boletim Climático de Inverno e previsão para Inverno 2020.

O conteúdo foi elaborado de forma colaborativa entre o CPMET, alunos e professores de graduação e pós-graduação da Faculdade de Meteorologia da UFPel.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
x

Veja Também

Ministério Público recorre de decisão que negou prisão de homem que matou cachorro em Rio Grande

O MP (Ministério Público) recorreu, no início ...

%d blogueiros gostam disto: