McLaren mostra primeiro carro da F1 2021 com traseira compacta e motor Mercedes

Temos o primeiro Fórmula 1 da temporada 2021! E a fornada começou exatamente pelo carro que mais expectativas gerava, a nova McLaren MCL35M com a troca para motores Mercedes. A pintura quase inalterada parece entregar poucas novidades, mas o carrão de Daniel Ricciardo e Lando Norris teve mudanças consideráveis do projetista James Key.

O trabalho mais radical do inglês aconteceu nas laterais. Com novas regras que reduzem a eficiência do assoalho, ele tratou de abrir ainda mais o caminho para o ar gerar pressão aerodinâmica neste ponto. Para isso, a “cinturinha” da McLaren foi espremida ao máximo.

As fotos de cima evidenciam que a carenagem basicamente só tem espaço para os dutos de escapamento e demais estruturas do motor, nenhum espaço a mais foi desperdiçao. O famoso formato “Coca-Cola” quase deixa de existir do meio para a traseira, com linhas próximas das retas. Isso demonstra confiança, também, nas capacidades estruturais e de refrigeração do motor Mercedes. O trabalho com o difusor fica evidente, ainda, num novo recorte lateral da asa traseira, que trabalha em conjunto com os vórtices do assoalho.

A influência do novo coração McLariano, por sinal, fica evidente na entrada de ar do santantônio. Um padrão bem similar ao utilizado pela equipe principal da estrela até aqui, com três separações e uma abertura horizontal razoavelmente larga.

Na dianteira, o bico é totalmente diferente do que estreou a temporada de 2020, mas uma evolução clara do modelo que já equipava o carro na metade do ano. É o mesmo conceito da  Mercedes, arredondado e o mais estreito possível, numa peça única. O McLaren, contudo, ganhou um perfil mais agudo, feito uma lança. No lados do cockpit, as aletas em formato de colher, coordenam o ar que vai para assoalho e aletas laterais.

Neste ponto, o MCL35M tem os chamados ailerons bem intrincados e com uma área maior. Isso denota o trabalho ainda mais radical das laterais do monocoque, que além de compactadas, foram recuadas e encurtadas, abrindo mais espaço para o trabalho nos fluxos de ar.

No geral, uma evolução sem radicalismos, mas com muitos pormenores de Key. O tamanho da contribuição de desempenho do novo motor alemão é que vai indicar se Daniel Ricciardo e Lando Norris terão fôlego para desafiar Mercedes e Red Bull por vitórias.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
x

Veja Também

Adolescentes de 12 a 17 anos serão vacinados contra o coronavírus, Herval começa nesta quinta dia 29

O Brasil irá vacinar adolescentes de 12 ...

%d blogueiros gostam disto: