Ministérios da Agricultura e do Desenvolvimento Regional recebem demandas da Secretaria de Obras e Habitação

Com o objetivo de buscar recursos para ampliar os convênios realizados entre o governo do Estado, por meio da Secretaria de Obras e Habitação, e os municípios gaúchos, o secretário José Stédile cumpriu roteiro em Brasília, na Esplanada dos Ministérios. O titular da SOP foi recebido pelo Ministro do Desenvolvimento Regional (MDR), Rogério Marinho, e pela titular do Ministério da Agricultura, Teresa Cristina. Em pauta a gestão de barragens, a perfuração de poços e a contratação de horas-máquina para a recuperação de estradas vicinais.

No MDR, Stédile tratou sobre a continuidade das obras de construção da barragem Taquarembó, paralisada desde 2017 depois que a empresa entrou em recuperação judicial. Localizada em Dom Pedrito, a estrutura também atenderá aos municípios de Lavras do Sul e Rosário do Sul.

A perfuração de poços e a destinação de recursos para a contratação de horas-máquina estão entre as principais ações lideradas pela SOP para a prevenção e o combate à estiagem. Para ampliar o atendimento aos municípios, Stédile protocolou demanda junto à Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Teresa Cristina.

“A Ministra recebeu nossa pauta com toda a atenção, mas relatou que o governo federal não possui recursos disponíveis no momento. Nos orientou a buscar auxílio junto ao Congresso Nacional. A partir disso, contamos com os deputados gaúchos por meio de emendas individuais ou de bancada”, completou Stédile.

Desenvolvimento regional

Conforme Stédile, a agenda na capital federal segue a diretriz do trabalho com foco no desenvolvimento regional. “Conforme orientação do governador Eduardo Leite, seguiremos trabalhando para garantir o crescimento econômico e social do Rio Grande do Sul a partir do fortalecimento dos municípios”, resumiu Stédile, acompanhado pela diretora de Regularização Fundiária e Reassentamento da SOP, Letícia Gomes.

Também presentes na reunião ocorrida no MAPA, na terça-feira (15/06), o deputado federal Heitor Schuch, presidente da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar, bem como o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS), Carlos Joel da Silva.
Texto: Saul Teixeira
Foto: Rodrigo da Luz – divulgação SOP
Ascom SOP/RS

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
x

Veja Também

Adolescentes de 12 a 17 anos serão vacinados contra o coronavírus, Herval começa nesta quinta dia 29

O Brasil irá vacinar adolescentes de 12 ...

%d blogueiros gostam disto: