Municípios gaúchos recebem cerca de 400 mil doses de vacinas contra Covid para a segunda aplicação

A Secretaria da Saúde distribuiu, na manhã desta quarta-feira (14), 406.250 doses da vacina contra a Covid-19 das fabricantes Astrazeneca (308.590 unidades) e Coronavac (97.660), todas exclusivamente para segunda aplicação (D2) para os municípios gaúchos.

O público-alvo, no caso da Astrazeneca, é quem recebeu a primeira dose entre 10 e 12 semanas ou, para Coronavac, quatro semanas. Do total, são 308.590 Astrazeneca e 97.660 Coronavac para todo o Estado.

As CRS (Coordenadorias Regionais de Saúde) retiraram as doses referentes aos seus municípios de abrangência por via terrestre. Duas regionais, a 4ª CRS (com sede em Santa Maria) e a 14ª (sede em Santa Rosa) optaram por retirar suas cargas nesta quinta-feira (15), juntamente com a distribuição de nova remessa da vacina contra a gripe.

As doses da Astrazeneca estão sendo distribuídas com o objetivo de antecipar em até duas semanas o intervalo entre as aplicações. A decisão, que também inclui o intervalo entre doses da vacina da Pfizer, foi tomada em reunião da CIB (Comissão Intergestores Bipartite), com representação do Estado e de municípios, na segunda-feira (12).

O objetivo é garantir melhor resposta imune para a variante delta, uma vez que foram detectados dois casos suspeitos no Estado. As amostras foram enviadas para a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), no Rio de Janeiro, e os resultados devem sair até a sexta-feira (16). Apenas uma dose da vacina é pouco efetiva para essa variante.

A organização da aplicação das segundas doses, assim como das primeiras, é de responsabilidade dos municípios, que podem escolher a melhor estratégia para atingir o público-alvo em cada situação.

De acordo com a secretária da Saúde, Arita Bergmann, o adiantamento do intervalo entre doses não prejudicará o calendário vacinal estabelecido pelo governo do Estado. A previsão de vacinar 100% da população maior de 18 anos com pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19 é 20 de setembro.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
x

Veja Também

Adolescentes de 12 a 17 anos serão vacinados contra o coronavírus, Herval começa nesta quinta dia 29

O Brasil irá vacinar adolescentes de 12 ...

%d blogueiros gostam disto: