O Prefeito Bebeto Perdomo, presidente da Câmara de Vereadores Davi Moraes e equipe de governo receberam na última sexta-feira (06) a visita da comitiva do TRE/RS no Castelo de Assis Brasil. O objetivo da viagem foi o levantamento de informações que serão utilizadas para realizar um resgate histórico da Justiça Eleitoral brasileira.
A escolha do destino foi motivada pela localização do Castelo de Pedras Altas, que serviu de moradia para o jurista Joaquim Francisco de Assis Brasil (1857-1938). Assis Brasil integrou a comissão responsável pela elaboração do primeiro Código Eleitoral brasileiro, datado de 1932.
Estiveram presentes, na ocasião, o presidente do TRE-RS, desembargador Arminio José Abreu Lima da Rosa, o vice-presidente e corregedor da instituição, desembargador Franscisco José Moesch, o membro do Pleno, desembargador eleitoral Amadeo Henrique Ramella Buttelli, e a diretora-geral do Tribunal, Ana Gabriela de Almeida Veiga, além de alguns servidores.
Os integrantes do Pleno do TRE-RS concederam entrevista coletiva à imprensa local. Na oportunidade, o desembargador Arminio da Rosa ressaltou a “importância histórica, arquitetônica, cultural e social do Castelo de Altas Pedras”. O magistrado afirmou ser essencial resgatar a memória de Assis Brasil, para que não fosse perdida, no tempo, a lembrança do gaúcho considerado um dos responsáveis diretos pela criação da Justiça Eleitoral que, dentre outras inovações trazidas no primeiro Código Eleitoral, tornou o voto secreto e instituiu o voto feminino.
O próximo passo do projeto consiste em trabalhar na preservação do acervo encontrado em Pedras Altas. Além disso, o Tribunal atuará junto a entidades e outros poderes do Estado para possibilitar a recuperação do castelo.
Fonte/Fotos: Prefeitura de Pedras Altas