Polícia Civil e INSS alertam para novo golpe contra aposentados; veja como ele se dá

A Polícia Civil alerta para novo golpe realizado através de ligação e Whatsapp, que tem como potenciais vítimas aposentados e pensionistas. Uma pessoa liga dizendo ser do INSS alega que o governo liberou dinheiro para a vítima já possuindo seu nome e CPF. Diz que a liberação de dinheiro foi amplamente divulgada inclusive na TV, para convencer a vítima de que realmente tem valores a receber. Pede foto de outros documentos e dados da conta bancária. Em seguida a vítima recebe o comprovante de que o dinheiro foi realmente depositado em sua conta.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está alertando os aposentados e pensionistas, pois os criminosos já abordam as vítimas contendo algumas informações e ainda acabam fornecendo um número de protocolo, de forma a transparecer alguma “credibilidade” e conseguir mais dados dos beneficiários.

Geralmente, as abordagens são realizadas por meio de mensagens de celular, via aplicativo do WhatsApp. Dessa forma, o instituto alerta que não realiza contato via WhatsApp com os beneficiários. A pessoa recebe através de mensagem a informação que o dinheiro que caiu na conta é referente a um empréstimo em seu nome. Assustada, pois não pediu empréstimo algum, ela pede para cancelar o empréstimo e golpista manda então uma conta de terceiro para que o dinheiro seja devolvido por PIX dizendo que para cancelar a transação o valor deve ser devolvido imediatamente. A vítima entrega o dinheiro, mas na verdade não é para o banco e sim em outra conta.

Em resumo, levam a vítima a fazer um empréstimo sem querer e depois mandam devolver em outra conta que não a do banco. Fica com a dívida de algo que não solicitou e ainda repassa o dinheiro ao golpista.

Alerte seus familiares e em caso de dúvida não ligue para o número informado na mensagem, pois é do próprio golpista e não do INSS. Em caso de dúvidas procure a Polícia Civil antes de aceitar qualquer proposta. Todas as informações são realizadas e repassadas via Meu INSS, um plantão de dúvidas com a assistente virtual Helô. Este aplicativo está disponível também para Android e iOS e pode ser baixado no celular.

Já o número do SMS usado pelo INSS para repassar informações aos usuários é 280-41. Mas atenção, o INSS nunca pede documentos por foto e nem envia links por SMS.

Fonte: Polícia Civil

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
x

Veja Também

Dois estabelecimentos, em Jaguarão, são interditados após fiscalização do Programa Segurança Alimentar do RS

Em operação de fiscalização do Programa Segurança ...

%d blogueiros gostam disto: