A Polícia Civil alerta para novo golpe realizado através de ligação e Whatsapp, que tem como potenciais vítimas aposentados e pensionistas. Uma pessoa liga dizendo ser do INSS alega que o governo liberou dinheiro para a vítima já possuindo seu nome e CPF. Diz que a liberação de dinheiro foi amplamente divulgada inclusive na TV, para convencer a vítima de que realmente tem valores a receber. Pede foto de outros documentos e dados da conta bancária. Em seguida a vítima recebe o comprovante de que o dinheiro foi realmente depositado em sua conta.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está alertando os aposentados e pensionistas, pois os criminosos já abordam as vítimas contendo algumas informações e ainda acabam fornecendo um número de protocolo, de forma a transparecer alguma “credibilidade” e conseguir mais dados dos beneficiários.
Geralmente, as abordagens são realizadas por meio de mensagens de celular, via aplicativo do WhatsApp. Dessa forma, o instituto alerta que não realiza contato via WhatsApp com os beneficiários. A pessoa recebe através de mensagem a informação que o dinheiro que caiu na conta é referente a um empréstimo em seu nome. Assustada, pois não pediu empréstimo algum, ela pede para cancelar o empréstimo e golpista manda então uma conta de terceiro para que o dinheiro seja devolvido por PIX dizendo que para cancelar a transação o valor deve ser devolvido imediatamente. A vítima entrega o dinheiro, mas na verdade não é para o banco e sim em outra conta.
Em resumo, levam a vítima a fazer um empréstimo sem querer e depois mandam devolver em outra conta que não a do banco. Fica com a dívida de algo que não solicitou e ainda repassa o dinheiro ao golpista.
Alerte seus familiares e em caso de dúvida não ligue para o número informado na mensagem, pois é do próprio golpista e não do INSS. Em caso de dúvidas procure a Polícia Civil antes de aceitar qualquer proposta. Todas as informações são realizadas e repassadas via Meu INSS, um plantão de dúvidas com a assistente virtual Helô. Este aplicativo está disponível também para Android e iOS e pode ser baixado no celular.
Já o número do SMS usado pelo INSS para repassar informações aos usuários é 280-41. Mas atenção, o INSS nunca pede documentos por foto e nem envia links por SMS.
Fonte: Polícia Civil