Prefeitura de Rio Grande mantém restrições de atividades até segunda-feira

Até a segunda-feira (21), diversas atividades econômicas na cidade do Rio Grande (Litoral Sul) estão proibidas de funcionar no horário das 22h às 6h. A regra foi incluída em decreto municipal assinado pelo prefeito Fábio Branco e que passou a vigorar nesta semana. A íntegra do decreto pode ser conferida no site oficial riogrande.rs.gov.br.

Também foi mantido o estado de calamidade pública no município e adotado o Plano de Ação dos Municípios da Região Sul, que prevê ações para o período de 14 dias, intensificação da fiscalização e melhoria da gestão com os pacientes positivados e seus contactantes, por meio de reforço nas medidas de isolamento domiciliar e laboral.

O texto garante o funcionamento de atividades essenciais  como farmácias e postos de combustíveis, dentre outros. Além disso, estabelece que restaurantes, bares, lanchonetes e similares devem fechar as portas às 22h, com tolerância até as 23h para a permanência de clientes que já estão sendo atendidos.

Alerta

Na quarta-feira, os membros do Gabinete de Crise do governo gaúcho optaram por manter os alertas já emitidos para 14 Regiões-Covid. São elas Bagé, Cachoeira do Sul, Caxias do Sul, Cruz Alta, Erechim, Ijuí, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Pelotas, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santo Ângelo e Uruguaiana.

Não foram emitidos novos avisos no sistema “3As” (aviso, alerta e ação), que desde o mês passado substitui o antigo modelo de distanciamento controlado, baseado no uso de bandeiras coloridas para indicar o status epidemiológico das áreas do mapa no que se refere aos indicadores da pandemia de coronavírus.

O novo modelo de monitoramento tem como base a gestão compartilhada entre as prefeituras e o governo do Estado. As 14 regiões mantidas em alerta receberam novos relatórios a respeito da situação em cada uma delas.

Desde a semana passada, o governo do Estado tem convocado prefeitos, associações regionais e integrantes dos comitês regionais das regiões Covid que receberam alertas, uma vez que as ações adotadas até o momento não foram suficientes para frear a circulação do vírus.

Nessa primeira leva, foram realizadas reuniões com as regiões de Santa Rosa, Ijuí, Passo Fundo, Cachoeira do Sul, Erechim, Cruz Alta e Palmeira das Missões.

Para esta sexta-feira (18), está prevista uma reunião com a região de Caxias do Sul. Os encontros estão sendo conduzidos pela titular da Secretaria Estadual da Saúde, Arita Bergmann, com participação do secretário Luiz Carlos Busato (Articulação e Apoio aos Municípios) e do procurador-geral de Justiça do Rio Grande do Sul, Marcelo Dornelles.

Conforme o Palácio Piratini, o diálogo entre as equipes técnicas dos municípios e do governo tem sido constante. Nos encontros já realizados, o encaminhamento dado foi de reformulação dos planos de Ação enviados, sempre com apoio técnico do governo do Estado. A partir dessa orientação, o acompanhamento é diário por parte das equipes dos grupos de trabalho (GT) da Saúde e de Protocolos.

Fonte: Marcello Campos

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
x

Veja Também

Adolescentes de 12 a 17 anos serão vacinados contra o coronavírus, Herval começa nesta quinta dia 29

O Brasil irá vacinar adolescentes de 12 ...

%d blogueiros gostam disto: