Quase 60 candidatos a Vereador em Herval este ano, confira os nomes.

Nas eleições municipais 2020, com o primeiro turno programado para o dia 15 de novembro e o 2º turno, para o dia 29 de novembro, os eleitores mais uma vez serão chamados às urnas para escolher seus representantes no poder público municipal em Herval e nos últimos dias, após serem realizadas as convenções partidárias, ficaram estabelecidos dois candidatos ao Executivo de Herval. As indicações para o cargo anunciadas pelos partidos são Ildo Sallaberry (Progressistas) e Jairo Sais (PDT), eleição que será marcada por poucas coligações no município.

Ao todo será quase 60 candidatos a 09 cadeiras de vereadores no município, por isso, entender o papel desses representantes, é essencial. Neste artigo, quero abordar, em especial, a função de um vereador no município. O vereador é um agente político, eleito para sua função pelo voto direto e secreto da população. Ele trabalha no Poder Legislativo da esfera municipal da federação brasileira. Assim, o vereador tem um papel equivalente ao que deputados e senadores têm nas esferas mais amplas (Estados e União). Como integrante do Poder Legislativo municipal, o vereador tem como função primordial representar os interesses da população perante o poder público. Esse é (ou pelo menos deveria ser) o objetivo principal de uma pessoa escolhida como representante do povo. Pode-se dizer que a atividade mais importante do dia a dia de um vereador é legislar. Isso significa tomar todas as ações relacionadas ao tratamento do corpo de leis que regem as ações do poder público e as relações sociais no município Dessa forma, podemos citar como ações típicas ao alcance de um vereador criar, extinguir e emendar leis, da maneira que ele julgar que seja mais adequada ao interesse público.

Mas as atividades do vereador não podem ser resumidas apenas ao tratamento das leis do município. Existe ainda uma função ligada ao cargo de vereador que é fundamental para a própria saúde da nossa democracia. Trata-se da fiscalização das ações do Poder Executivo municipal – ou seja, das ações do prefeito.

Conheça os nomes deste ano em Herval.

PSB

Marcio Kirchener Larrosa, Mateus Machado Cassuriaga, Luis Henrique Da Rosa Lemos, Liliana Lemos Mendes e Maria Judite Lima Da Silva.

PDT

Odemar Da Silva Damasceno, Vilson Claudionor Costa Da Silva, Suselem Gomes Medeiros Coelho, Paulo Ricardo Neves, Lilian De Souza Costa, Mirka Avila Borba De Souza, Margarido Diniz Segóvia, Natalie Dutra Da Silva, João Batista Lima Sais, Paulo Roberto Nobre Dos Santos, Maria Rosemery Ribeiro e Ennio De Jesus Pinheiro Amaral Neto.

PT

Marino Meurer Diel, Daniele Garcia, Edinaldo Francisco Azevedo, Marilia De Medeiros Gonçalves, Vagner Rodal Cardoso e Francisco Da Costa Vieira

PP

Anita Silva Hoffmann, Antonio Ricardo Aquino Faria, Carlos Dioner Perez Azambuja, Davi Ricardo Nobre Dos Santos, Denise Cabreira Da Silveira, Itatiara Da Silva Quevedo,Jeferson Fernandes Latorres, João Bosco Sais De Paiva, Jocasta Helena Taguchi, Luiz Antonio Garcia Veleda, Michael De Oliveira Albino, Rodrigo Cáceres Dutra, Samara Magali Costa Rodrigues e Valter Rudi Lima.

PSDB

Paulo Ricardo Dos Santos Nunes, Michel Fernandes, Alexandre Pinto Da Cunha, Márcio Lemos Nunes, Daniel Soares Xavier, Clarice Pereira Martins, Vagner Brasil Lopes, Claudiocilda Terra Costa e Luceli Franco Peixoto.

MDB

Paulo César Martins Carvalho, Diogo Machado Cardoso, Marilda Helena Pereira Machado, Maria Regina Ribeiro e Ribeiro, Márcia Rosane Silistrino Lima, Napoleão Martins Tasso, José Luis Martins Pereira e Adriano Nobre Dos Santos.

PL

Ivonete Nunes Pereira, Pâmela Garcia Farias e Deivid Rodrigues

Esses números de candidatos podem ainda aumentar, pois até o dia 26 e o último dia de inscrição dos candidatos, por isso entenda eleitor algumas regras:

DEVERES:

  • Fazer mudanças na lei orgânica do município;
  • Propor a criação de novos tributos, a extinção de tributos existentes ou mudanças nos tributos do município que sejam benéficas para a população;
  • Fazer mudanças na lei do município relacionada à Educação, por exemplo.

NÃO PROMETER;

  • Terminar a obra de uma rua ou uma escola
  • Melhorar o serviço de coleta de lixo do município;
  • Entregar escolas novas;
  • Implantar escola em tempo integral;
  • Aumentar o número de vagas na rede de educação;
  • Criar centros de arte e cultura;
  • Reforçar o policiamento em certos bairros.

Esses são atos que não são compatíveis com as atribuições do vereador. Elas dizem respeito à prefeitura ou até mesmo ao Executivo estadual. Mas os candidatos a vereador não estão lá apenas por extremo senso de civilidade. Por isso escolha bem seus representantes nestas eleições em Herval.

Sobre Reportagem

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
x

Veja Também

Vulcão na África não deve causar tsunami no Brasil, diz especialista

A história que uma provável erupção nas ...

%d blogueiros gostam disto: