Regiões de Caxias do Sul e Uruguaiana retornam para bandeira laranja nesta segunda-feira

Na sétima rodada do Distanciamento Controlado, cujo mapa preliminar foi divulgado no sábado (20/6), quatro regiões apresentaram melhora nos indicadores de propagação da Covid-19 e da capacidade de atendimento do sistema de saúde e passaram para bandeiras menos restritivas. Conforme o Decreto Estadual 55.321, publicado neste domingo (21/6), essas quatro novas bandeiras estão valendo desde a 0h desta segunda-feira (22/6).

As regiões de Caxias do Sul e Uruguaiana, que eram as duas únicas regiões com bandeira vermelha (risco alto) na última semana, migraram para laranja (risco médio). Bagé e Santa Rosa também progrediram, saindo da bandeira laranja para a amarela (risco baixo). Essas quatro regiões já podem adotar protocolos menos restritivos até as 23h59 da próxima segunda-feira (29/6).

Conforme o governador Eduardo Leite esclareceu na transmissão ao vivo de sábado (20/6), as oito regiões que apresentaram piora nos indicadores ainda não mudam as bandeiras. Pela primeira vez, o governo abriu prazo para que as associações de municípios pudessem apresentar recurso.

O período de 24 horas pré-determinado se encerrou no final da tarde de domingo. Na manhã desta segunda-feira (22/6), o Gabinete de Crise analisa os 30 recursos recebidos de associações e municípios. À tarde ocorrerá a divulgação das bandeiras definitivas, que serão vigentes a partir da 0h de terça-feira (23/6).

Portanto, as regiões de Porto Alegre, Capão da Canoa, Novo Hamburgo, Canoas e Palmeira das Missões, que migraram de bandeira laranja para vermelha, e Pelotas, Cachoeira do Sul e Santa Cruz do Sul, que passaram de amarela para laranja, ainda não estão com restrições mais rigorosas em vigor.

O procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, lembra que o Decreto 55.321 já determina que, a partir da próxima rodada do Distanciamento Controlado, a ser divulgada preliminarmente na sexta-feira (26/6), as regiões que tiverem melhora nos indicadores e forem classificadas em uma bandeira menos restritiva, essa nova bandeira já terá vigência à 0h de sábado (27/6). Ou seja, não haverá necessidade de aguardar o Gabinete de Crise para a determinação do mapa semanal definitivo.

Todas as informações, com o mapa preliminar e o posterior definitivo, bem como os protocolos de cada bandeira, estão disponíveis no site www.distanciamentocontrolado.rs.gov.br.

Texto: Vanessa Kannenberg
Edição: Marcelo Flach/Secom

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
x

Veja Também

Com avanço da Covid-19, internações em leitos clínicos aumentam 91,5% no RS

O crescimento dos casos confirmados para Covid-19 ...

%d blogueiros gostam disto: