Rio Grande do Sul viverá semana de temporais com risco de tempestades

Os dias de sol e clima ameno no Rio Grande do Sul devem acabar momentaneamente. De acordo com a MetSul, os próximos dias no Estado serão marcados por temporais com risco de tempestades em diversas localidades. A expectativa é que uma “onda de tempestades” atinja as regiões centrais da Argentina, do Uruguai e também do território gaúcho.

Conforme a MetSul, entre segunda e quinta-feira, as condições atmosféricas estarão extremamente favoráveis à ocorrência de fortes a intensos temporais isolados com potencial elevado para causar estragos por granizo e vendavais. Em um primeiro momento, a “onda” irá atingir os países vizinhos com a formação de intensas áreas de instabilidade e chuva localmente forte já na noite deste domingo.

Já na segunda-feira, a chuva avança para o Rio Grande do Sul e atingirá o Oeste e o Sul gaúcho no final do dia. O potencial de temporais isolados é considerado forte para a região. No restante do Estado, a segunda deverá ser de sol, mas com o aumento exponencial de nuvens.  A partir da terça-feira, a instabilidade passa a ser generalizada por todo o RS e há risco de temporais isolados. Na quarta, o alerta leva em conta uma corrente de jato que ganhará força e trará ar quente com bastante vento. A temperatura prevista para este dia é de mais de 35°C. Após a chuva e os temporais, ela deve se instabilizar.

De acordo com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), os totais esperados de chuva para o período deverão oscilar entre 60 e 80 mm em todo o Estado. Na Fronteira Oeste, Campanha e na Região Central, os valores previstos deverão superar 100 mm na maioria dos municípios, podendo alcançar 125 mm em algumas localidades.

Foto: Grupo Bom Dia Herval (@Amaral Car)

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
x

Veja Também

Dois estabelecimentos, em Jaguarão, são interditados após fiscalização do Programa Segurança Alimentar do RS

Em operação de fiscalização do Programa Segurança ...

%d blogueiros gostam disto: