Cinco municípios seguem na lista dos que não registram casos do novo coronavírus.

Encolhe a cada semana a lista de municípios gaúchos sem registros de pessoas contaminadas pelo novo coronavírus. Até essa sexta-feira (17), o percentual era de apenas 11%, de acordo com o site do governo do Estado, onde constam as estatísticas. Especificamente na Zona Sul, das 23 cidades, somente seis não tinham notificações: Amaral Ferrador, Cerrito, Pedras Altas, Pedro Osório e Arroio do Padre. Um desafio aos prefeitos, que administram cenários tensos e precisam oferecer, às suas comunidades, medidas de segurança. E ter que contar, ainda, com a colaboração das pessoas, além de se preocupar com o dia a dia dos setores responsáveis por fazer os municípios funcionarem.

Em parceria com a Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), o Diário Popular ouviu o depoimento de três prefeitos sobre as ações adotadas para tentar manter o vírus distante e permanecer num ranking seleto. Confira:

Amaral Ferrador
Prefeito Nataniel do Val Candia

“Quando surgiu com força a pandemia da Covid-19, após as festividades do carnaval, ficamos bem preocupados devido à velocidade com que os casos aumentavam no mundo. Foi aí que, em acordo com o Decreto do governo do estado, decretei situação de calamidade em razão da pandemia. Fechamos os comércios não essenciais, reforçamos nosso sistema local de Saúde, aparelhamos, contratamos mais profissionais para o Hospital São José e secretaria da Saúde, adquirimos EPIs para os profissionais, fizemos uma campanha forte para a vacinação da H1N1.

As campanhas na internet e redes sociais não paravam, adotamos o distanciamento social, criamos um comitê de crise para monitorar a situação e estar atento quanto ao controle e às testagens. Visto que nossas referências de alta complexidade são Pelotas e Rio Grande e as mesmas estão com capacidade quase máxima de lotação nas UTI’s, estamos apostando na prevenção através dos cuidados e instruindo a população a se cuidar.

Até o momento, Amaral Ferrador não registra nenhum caso confirmado. Foram testadas 12 pessoas com suspeita, porém os 12 testaram negativo, seja no teste rápido aqui mesmo ou no Lacen.”

Cerrito
Prefeito Douglas Rodrigues da Silveira

“Desde março estamos desenvolvendo diversas ações preventivas, tanto na cidade quanto no interior de Cerrito. Estamos realizando ações nas repartições municipais, onde os funcionários estão trabalhando em regime de escala ou teletrabalho, para os funcionários que se enquadram nos grupos de risco. Além disso, realizamos barreiras sanitárias semanalmente, na entrada do município, orientando e monitorando passageiros e motoristas que entram ou saem.

A fiscalização municipal também tem supervisionado comércios, filas e denúncias de aglomerações, recebidas através dos telefones disponibilizados pelo Executivo e divulgado nas redes sociais da Prefeitura de Cerrito.

É importante salientar que a administração tem disponibilizado, de forma gratuita, máscaras para a população e álcool em gel para os locais mais movimentados, bem como para os comércios. Todas essas ações, aliadas ao apoio da população, tem auxiliado o município na prevenção do coronavírus. Esperamos passar pela pandemia da melhor maneira possível.”

Pedras Altas
Prefeito Luiz Alberto Perdomo

“O município de Pedras Altas, desde o inicio da pandemia, tem tomado medidas preventivas para poder evitar que algum munícipe tenha a Covid-19. A primeira política adotada foi entregar através dos nossos agentes comunitários de saúde uma máscara por habitante.

Adotamos num primeiro momento o trabalho remoto de alguns serviços públicos, mantendo os serviços essenciais, Secretaria Saúde, Secretaria Assistência Social e Secretaria Obras.

Num segundo momento o município está entregando kit higiene (clorofina, álcool gel, álcool 70%, sabão e bolsa com informações sobre higiene e prevenção contra coronavírus) e mais uma máscara por habitante; esse trabalho ainda está em andamento, coordenado pelo gabinete do prefeito, Secretaria Assistência Social e Secretaria Saúde.

Pedras Altas adotou e continua com a “Bandeira Vermelha” como forma preventiva e na intenção de se manter com casos zerados o máximo possível. O fator determinante na tomada dessa decisão foi a realidade regional, onde Rio Grande estava com leitos de UTI Covid-19 lotadas e sem medicamentos para manutenção dos pacientes e Pelotas, ainda que possuindo leitos, já começava ter dificuldades em conseguir manter medicamentos para suas UTIs.

O atual decreto municipal traz algumas regulações mais restritivas pelo período dos próximos 15 dias, que são em resumo:

1 – Suspender o serviço das linhas de transporte coletivo municipal;

2- Suspender encontros em igrejas, templos e demais estabelecimentos religiosos de qualquer doutrina fé ou credo;

3 – Suspender feiras e remates de gado geral;

4 – Regular o horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais entre 7h e 20h no território do município

5 – Prorrogar os vencimentos dos tributos municipais até dia 31 de julho de 2020.

Na esfera pública municipal, as secretarias de governo, com exceção de Saúde, Assistência Social e Obras e Serviços Públicos, adotaram serviço interno com escala de revezamento, mantendo 25% dos trabalhadores, sendo os demais servidores em trabalho home office.”

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
x

Veja Também

Adolescentes de 12 a 17 anos serão vacinados contra o coronavírus, Herval começa nesta quinta dia 29

O Brasil irá vacinar adolescentes de 12 ...

%d blogueiros gostam disto: