O presidente uruguaio, já havia anunciado no dia 23 de março restrições e o fechamento dos “free shops” na fronteira com o Brasil para desestimular a chegada de brasileiros no inicio de março, essas medidas se estenderiam até pelo menos, 12 de abril para conter o acelerado aumento de casos, provocados pela “circulação generalizada” da variante brasileira detectada em sete departamentos (estados) do país.
As medidas de restrição tinham como objetivo frear o contato com brasileiros, por isso o fechamento dos ‘free shops’ nas cidades de fronteira com o Brasil, mas as medidas previstas no dia 23 de março foram estendidas e os free shops continuaram fechados, embora várias diligências para modificar essa medida.
Depois de estudada assistência econômica para alguns setores afetados, foi confirmada na tarde desta quarta-feira, dia 19, pelo governo uruguaio a reabertura na segunda-feira dia 24 pelo prefeito de Rio Branco sua página no Face book: “No dia em que os free shops foram fechados, a cidade tinha 292 casos (de Covid-19). Hoje, tem 62. Depende de todos nós o maior cuidado. Eu peço a todos: nós vamos fazer tudo certo. Os free precisamos que estejam abertos. A cidade precisa deles! Vamos nos cuidar todos para que nunca mais se fechem!”